quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Recife e Olinda - como foi

Entre Lula e Spencer, na Saraiva, falando de cinema brasileiro. Foto de Naná.

Com o documentarista Fernando Spencer no local da palestra sobre O REI DO CINEMA. Foto Pedro Pinheiro.


Estou voltando de dez dias na terra de João Cabral onde desfrutei momentos solenes dedicados ao trabalho e ao ócio contemplativo, sempre à beira do oceano. A palestra na Saraiva do shopping Recife, dia 20, sobre Luiz Severiano Ribeiro, foi produtiva e simpática para uma platéia cabalisticamente de 20 pessoas, todas interessadas no tema. Apareceram estudantes de uma escola de ensino superior, com seus cadernos de anotações, e os experts Lula Cardoso Ayres (filho do velho Lula, autor do famoso mural do Cine São Luiz) e Fernando Spencer, o mais importante documentarista de Recife, uma lenda viva na cidade dos Guararapes. (O acervo do Spencer, guardado em casa, pede socorro para não morrer. Ele tem mais de 130 horas de imagens de Recife em Super 8, 16 e 35 mm).
A mídia cobriu com interesse o evento chamado pela livraria de Papos & Idéias, com destaque para as matérias do Diário de Pernambuco e Jornal do Comércio. A TV Globo colocou reportagem de 2 minutos no ar, no Bom Dia, Pernambuco, com direito a entrevista com o autor – realizada entre prateleiras de livros. A palestra, que apresentava um documentário de 30 minutos sobre o cinejornal Atualidades Atlântida, ficou em destaque também na revista Almanaque, editada pela Saraiva.


Ficamos hospedados (eu e Naná)na casa de Aloísio Magalhães (o designer, 1927-1982) em Olinda, um sitio histórico e devidamente catalogado como patrimônio da humanidade. No último dia da visita, fomos levados por Lula e Pedro Pinheiro (do Grupo Severiano Ribeiro) a visitar as obras no lendário Cine São Luiz, inaugurado com pompa e circunstância em 1952. A reinauguração, depois da reforma, está prevista para dezembro.



Com Lula Cardoso Ayres, visitando as reformas do Cine São Luiz, personagem (a sala) do livro O Rei do Cinema. Foto de Naná.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

16 de outubro

Dia de Santa Edwiges. A história desta mártir das guerras religiosas está no livro que escrevi para a Objetiva. Fonte original: Actas Sanctorum. A padroeira dos endividados. Em catálogo.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Psiu Poético – algum registro

Por um problema técnico (esqueci a câmera no Rio), este foi um dos raros registros da minha passagem por MOC – Montes Claros – durante o Psiu Poético 2009. Convidado de improviso, falei alguns poemas meus e de Paulo Leminski no salão nobre da Sec. de Cultura. Mais tarde, como estava previsto, fiz comentários sobre o curta Meu nome é Paulo Leminski, no Cine SESC. Foto de Deomídio Macedo.

domingo, 4 de outubro de 2009

Agora, PSIU POETICO

Na sexta-feira, dia 9, estarei comentando o filme Meu nome é Paulo Leminski, de Cesar Migliorin. O poeta do Pilarzinho vai ser homenageado pelo evento literário. Tudo vai acontecer em Montes Claros, MG. Sei que vou encontrar dois poetas amigos: o compadre Marcio Borges e Murilo Antunes, de outros carnavais. Depois eu conto como foi...