domingo, 27 de novembro de 2011

Primavera dos livros - como foi

Foi tudo super no bate-papo sobre o poeta Paulo Leminski nos jardins do museu. Estive na mesa com Álvaro Marins (ele organizou com Fred Goes uma edição de poemas do Paulo, nos anos 80), Celina Portocarrero (mediadora), Solange Rebuzzi (defendeu tese de mestrado sobre a poética de Leminski) e Estrela Leminski. E o garçom, é claro! Vocês não podem ver, mas a platéia estava salpicada de milagres. Na foto de Naná. 

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

A primavera dos livros

Recebi convite da curadoria e aceitei participar da 11ª. Primavera dos Livros que vai acontecer de 24 a 27 deste mês nos jardins do Museu da República (Palácio do Catete). Vou participar de uma mesa de debate sobre a vida e a obra de Paulo Leminski, o poeta da Cruz do Pilarzinho. Não vou estar só, mas ainda não foram confirmados os outros participantes. Quem promove é a Libre – Liga Brasileira de Editoras. (O bom desta feira é que os livros são vendidos com 40% de descontos e, para professores, com 50%.). Na foto de Américo Vermelho, Leminski na casa do Pilarzinho.

sábado, 5 de novembro de 2011

Solar na BN

A revista de História da Biblioteca Nacional comentou o lançamento de Solar da Fossa (Casa da Palavra) em sua edição 73, novembro. Conferiu ao livro de investigação cultural a sua cotação máxima, considerando-o "altamente recomendável". Resenha assinada por Gefferson Rodrigues. Para ler na íntegra, dê um clic na imagem para ampliar.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Memória analógica IX



Bilhete que encontrei em meio às tralhas e papéis. Foi enviado de Curitiba para o Rio, anos 70. Vinha assinado pelo poeta Paulo Leminski (que me chamava de Martins – portanto, Marta é uma curruptela para me zoar) e faz referência ao jornal Raposa editado pelo mestre da arte gráfica, Miran. Ao lado, à esquerda, um texto transverso que me permito ajudar na leitura: "Alô gordinho sensual, estou indo p/S.Paulo na proxima semana. meu tel é 549.2038. aquele abraço, Jack Pires (fotógrafo paulista que deixava Curitiba onde trabalhou durante anos. O Jack faleceu logo depois.). Os missivistas estavam se divertindo no botequim Bife Sujo, nosso QG em Curitiba. Minhas memórias analógicas.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

SOLAR na Estação

Foi animado o sábado na Estação das Letras, em Botafogo, para tratar de assuntos do Solar da Fossa. Um buquê de amigos novos e antigos. A foto é de Chiquito Chaves.