----------------------------------------------------------------
2a. OFICINA
DE TEXTO PARA A MD PRODUÇÕES
Palestrante
Toninho Vaz (ver currículo ao lado)
Plano para
quatro (4) horas de aula
AS
PREMISSAS:
A MATÉRIA
PRIMA DO TEXTO É A LEITURA
.
.
Significa
que quanto mais lemos, mais facilidade temos para escrever. Ler é a matéria
prima para escrever. A exigência passa a ser, portanto, de conteúdo.
Exercícios:
ler jornais diariamente, revistas semanais, livros.
NÃO SE
PODE ENSINAR LITERATURA PARA NINGUÉM. O QUE SE PODE FAZER É INDICAR BONS
AUTORES E BONS LIVROS PARA OS ALUNOS.
1 – Como
teremos novos alunos, vamos recapitular a INTRODUÇÃO, onde discutimos o ensino
da literatura, adotando o método do professor Ezra Pound, conhecido como
PAIDEUMA.
- Segundo
Ezra Poud, Paideuma é “a ordenação do conhecimento de modo que o próximo
homem ou geração possa achar, o mais rapidamente possível, a parte viva
dele e gastar um mínimo de tempo com itens obsoletos”.
O
Paideuma é composto por aproximadamente 25 autores, entre eles: Homero, Safo,
Confúcio (chineses),Li Tai Po, Catulo, Ovídio, Arnaut Daniel, Dante Alighieri,
François Villon, Shakespeare, Tristan Corbière, Arthur Rimbaud.
Variantes
de Pound (não demos na 1ª. Oficina):
A
INCOMPETÊNCIA SE MANIFESTA NO USO DE PALAVRAS DEMASIADAS.
POUND
ACABOU COM A IDEIA DE QUE POESIA SE FAZ COM SENTIMENTOS. POESIA SE FAZ COM
PALAVRAS.
A POESIA
É CONSIDERADA A FORMA MAIS NOBRE DE LINGUAGEM LITERÁRIA, MAIS SOFISTICADA. MAIS DO QUE O ROMANCE, CONTO, CRÔNICA OU NOVELA.
POUND OFERECE DICAS DE ROMANCISTAS-MESTRES: Stern, Fielding, Henry James, Kipling, Jane Austen.
·
Técnicas
que nos aproximam do melhor exercício da escrita (o lead jornalístico tem
várias funções e aplicações além do jornalismo).
·
Combinamos com os alunos para eles criarem um
texto qualquer, dentro da linha que mais os interessar, para ser apresentado na
próxima aula;
2 – Exercícios para melhor ajustar um texto.
Erros (ou impropriedades) mais comuns. Gramática e criatividade.
3 – Apresentação
de textos dos alunos, podendo analisá-los em sala de aula ou posteriormente,
por email. Portanto, recomenda-se que os alunos levem para a aula seus próprios
textos em tamanho razoável. Momento de apresentar as dúvidas. Se alguém quiser
antecipar o serviço, pode passar textos por e-mail, que eu vejo antes do nosso
encontro, dia 1º. de junho.