sexta-feira, 17 de maio de 2013

NOVA OFICINA

A MD Produções, animada pela primeira experiência realizada no dia 30 de março, promove agora a 2a. OFICINA DE TEXTO. Veja detalhes no flyer. Se preferir, pode pedir o roteiro da OFICINA que a Márcia Dorneles envia por email.
----------------------------------------------------------------

2a. OFICINA DE TEXTO PARA A MD PRODUÇÕES

Palestrante Toninho Vaz (ver currículo ao lado)
Plano para quatro (4) horas de aula

AS PREMISSAS:

A MATÉRIA PRIMA DO TEXTO É A LEITURA
.
Significa que quanto mais lemos, mais facilidade temos para escrever. Ler é a matéria prima para escrever. A exigência passa a ser, portanto, de conteúdo.
Exercícios: ler jornais diariamente, revistas semanais, livros.

NÃO SE PODE ENSINAR LITERATURA PARA NINGUÉM. O QUE SE PODE FAZER É INDICAR BONS AUTORES E BONS LIVROS PARA OS ALUNOS.

1 – Como teremos novos alunos, vamos recapitular a INTRODUÇÃO, onde discutimos o ensino da literatura, adotando o método do professor Ezra Pound, conhecido como PAIDEUMA.
  • Segundo Ezra Poud, Paideuma é “a ordenação do conhecimento de modo que o próximo homem ou geração possa achar, o mais rapidamente possível, a parte viva dele e gastar um mínimo de tempo com itens obsoletos”.
O Paideuma é composto por aproximadamente 25 autores, entre eles: Homero, Safo, Confúcio (chineses),Li Tai Po, Catulo, Ovídio, Arnaut Daniel, Dante Alighieri, François Villon, Shakespeare, Tristan Corbière, Arthur Rimbaud.  
Variantes de Pound (não demos na 1ª. Oficina):
A INCOMPETÊNCIA SE MANIFESTA NO USO DE PALAVRAS DEMASIADAS.

POUND ACABOU COM A IDEIA DE QUE POESIA SE FAZ COM SENTIMENTOS. POESIA SE FAZ COM PALAVRAS.

A POESIA É CONSIDERADA A FORMA MAIS NOBRE DE LINGUAGEM LITERÁRIA, MAIS SOFISTICADA.  MAIS DO QUE O ROMANCE, CONTO, CRÔNICA OU NOVELA. POUND OFERECE DICAS DE ROMANCISTAS-MESTRES: Stern, Fielding, Henry James, Kipling, Jane Austen.

·        Técnicas que nos aproximam do melhor exercício da escrita (o lead jornalístico tem várias funções e aplicações além do jornalismo).
·          Combinamos com os alunos para eles criarem um texto qualquer, dentro da linha que mais os interessar, para ser apresentado na próxima aula;

2 –     Exercícios para melhor ajustar um texto. Erros (ou impropriedades) mais comuns. Gramática e criatividade.

3 – Apresentação de textos dos alunos, podendo analisá-los em sala de aula ou posteriormente, por email. Portanto, recomenda-se que os alunos levem para a aula seus próprios textos em tamanho razoável. Momento de apresentar as dúvidas. Se alguém quiser antecipar o serviço, pode passar textos por e-mail, que eu vejo antes do nosso encontro, dia 1º. de junho.