sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Poesia em Bento: como foi



                              (click na foto para ampliar)

As fotos de Jiddu Saldanha mostram aspectos do XX Congresso Brasileiro de Poesia, realizado em Bento Gonçalves (RS) de 24 a 29 de setembro. A foto do meio registra minha palestra no auditório da Casa das Artes. Foi uma rica experiência, onde pude apresentar uma abordagem nova: "A Poesia Rebelde de Leminski e Torquato Neto". Com o auxilio do provocador Ronaldo Werneck, poeta mineiro de Cataguases. Não defendo tese e nem faço comparações, apenas destaco a similaridade de seus gestos, a rebeldia poética, a inquietude e o trem de vida que, em ambos, passou zunindo pela estação. (Leminski e Torquato nasceram no mesmo ano, 1944, e morreram precocemente, sendo que, no caso do Torquato, muito precocemente, aos 28 anos).  

Sobrou tempo para fazer outras quatro palestras para estudantes em bibliotecas e salas de aula. E uma concorrida tarde de autógrafos de SOLAR DA FOSSA na livraria Aquarela. Na foto de baixo, de Déia Motta, eu apareço ao lado de Ademir Bacca, coordenador geral do Congresso. 

3 comentários:

Karla Julia disse...

Saudade dessa linda tarde de autógrafos, onde Tuninho, com seu "Solar da Fossa", nos oferece um arquivo vivo de toda uma época.Não consigo parar de ler esse livro que me faz entrar madrugada adentro,ávida de novas histórias, retrato de nossa cultura.

Parabéns Tuninho, obrigada pelo belíssimo e importante trabalho

Karla Julia

Toninho Vaz disse...

É um prazer atender o seu bom gosto literário...rs Com histórias cariocas.

Toninho Vaz disse...

Recebi uma mensagem assim, via facebook:

Toninho, tentei comentar no teu blog, mas não consegui..então segue aqui o comentário que pretendia lá deixar. Querido amigo Toninho, muito obrigada por partilhar sua/nossas experiências em Bento Gonçalves. Estar com você dividindo a emoção da poesia foi certamente muito bom.
Receba todo meu carinho,
abraços
Andréa Motta