Encontro com bibliotecários em Curitiba - de 18 a 20 de novembro
Com uma programação intensa, o 2º. Encontro de Bibliotecas de Curitiba vai homenagear o poeta Paulo Leminski, vinte anos após a sua morte. O evento reúne centenas de profissionais entre bibliotecários e pedagogos do setor educacional da prefeitura aos quais serão oferecidas palestras, oficinas, recitais e shows de música. Várias atrações vão passar pelo auditório da Villa Batel, de 18 a 20 de novembro: os professores Edmir Perroti (USP), Nanci Nóbrega (PUC-RJ), os músicos Carlos Careqa e Estrela Leminski, o poeta Thadeu Wojciechowski, o cartunista Tiago Recchia e o escritor Toninho Vaz, entre outros. Na palestra de abertura, dia 18, Toninho Vaz, autor da biografia Paulo Leminski, o bandido que sabia latim (Record), fala para 1.500 convidados sobre a vida e a obra do poeta da Cruz do Pilarzinho. Na ocasião, exibe documentário exclusivo de 20 minutos com performances de Leminski que foi ao ar no Jornal de Vanguarda, TV Bandeirantes, 1988. Durante a semana, Vaz ministra oficina para os bibliotecários com o tema Em busca do paideuma leminskiano: de livros e autores.
Nasci em Curitiba, outubro de 1947. Primeiro trabalho como jornalista no Diário do Paraná (Emissoras Associadas), suplemento cultural DP Domingo, em 1969;
em 1971, trabalhei como repórter e editor no Diário da Tarde (grupo Gazeta do Povo); primeiro trabalho em publicidade na JG Publicidade, em Curitiba, 1972. No Rio de Janeiro, a partir de 1974, trabalhei para a TV Bandeirantes (Rio) como editor durante dois anos. Na Rede Globo, também como editor, foram mais 14 anos, incluindo oito meses como editor/produtor em Nova York. Chefe de Redação da Rede SBT em Nova York, 1996.
Repórter especial da revista Náutica e editor da revista Pesca Esportiva (Editora Grupo Um - SP), de 1998 a 2002.
Publiquei, ao longo dos anos, artigos e reportagens no Jornal do Brasil, O Globo, revista Manchete, ISTOÉ e site NoMínimo.com. Escrevi as biografias de dois poetas importantes: Paulo Leminski e Torquato Neto. As outras biografias são: Edwiges, a santa libertária (Objetiva) e O Rei do Cinema, a extraordinaria historia de Luiz Severiano Ribeiro. Em 2011 foi lançado Solar da Fossa, um território de impertinências, idéias e ousadias (Casa da Palavra).
3 comentários:
Bem-vindo, Toninho.
bj
Oi, Toninho. Estou fazendo uma matéria para o Portal Literal e queria bater um papo contigo. Qualé o teu e-mail?
Abraço,
Ricardo Senra
Ok, Ricardo, meu email esta em baixo do meu nome, na capa do blog. mas anote ai: tvaz@uol.com.br
abc
Postar um comentário